Estudantes fazem imersão agroflorestal em atividades presenciais

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Com o objetivo de ampliar o conhecimento teórico, apresentar possibilidades de experiências e aprimorar a base conceitual, o curso de Especialização e Qualificação Profissional em Agroecologia com Ênfase em Agrofloresta do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia e Campus Abelardo Luz  tem realizado atividades presenciais e no formato de educação à distância. As práticas presenciais do curso são planejadas a partir das aulas teóricas e desenvolvidas em propriedades familiarizadas com o processo de produção dentro desses sistemas. Os locais selecionados para os encontros presenciais acumulam experiências e as atividades abordam temas ambientais, sociais, culturais e econômicos.

No dia nove de abril, acompanhados pelo professor Fernando Rebello, os estudantes foram recebidos na propriedade da família Munarini, em Chapecó – SC. No local, puderam conhecer a experiência da produção agroflorestal com base na produção de biomassa para manutenção do sistema, de hortaliças e frutíferas. A atividade prática envolveu as disciplinas integradas de Introdução e Conceitos em Agroecologia e de Práxis Agroflorestal.

Na Associação Pitanga Rosa, também em Chapecó, no dia 28 de maio de 2022,  os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a experiência do coletivo formado por mulheres camponesas e urbanas que buscam desenvolver estudo e pesquisa na produção, plantio e processamento de plantas medicinais. Além de saber mais sobre esse trabalho coletivo, também conheceram o horto de plantas medicinais desenvolvido no sistema Agroflorestal. Os estudantes vivenciaram a prática do processamento de plantas voltadas ao cuidado com a saúde. A atividade prática fez parte da disciplina Economia Ecológica Integrada com a Práxis Agroflorestal, e proporcionou ampliar e aprofundar o conhecimento sobre esta realidade, agregando às temáticas desenvolvidas no curso.

Atividade presencial na propriedade da família Munarini (Chapecó – SC) – 9 de abril

Coordenação do Curso e Cecom – IFC Concórdia