Menu principal

Realizada abertura oficial dos cursos de Qualificação e Especialização em Agroecologia com ênfase em Agrofloresta

segunda-feira, 25 de abril de 2022

José Fernando dos Santos Rebello

Como um quebra-cabeça de milhares de peças que, após todas as fases de montagem, permite contemplar a beleza da paisagem estampada na caixa, assim é a criação de um novo curso. São várias as etapas do processo: requisitos legais a cumprir, matriz curricular para criar, professores alinhados às temáticas para encontrar… A analogia foi da professora Caciane Peinhof Mega, ao falar durante a abertura dos cursos de Qualificação Profissional e de Pós-graduação em Agroecologia com Ênfase em Agrofloresta, este último, do qual é coordenadora. O evento foi realizado na noite de 8 de abril de 2022, no Auditório Central do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia.

Para marcar esta abertura dos cursos e o primeiro encontro presencial dos estudantes matriculados, foi realizada a palestra “Desafios e possibilidades da agricultura sintrópica no Brasil”, ministrada pelo biólogo, engenheiro agrônomo e um dos fundadores do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas), José Fernando do Santos Rebello. Agricultura sintrópica é o sistema de cultivo agroflorestal caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente. O modelo foi desenvolvido pelo suíço Ernst Götsh, agricultor e cientista genético. O pesquisador defende que os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma quanto em sua função e dinâmica.

Realizado com vistas ao desenvolvimento regional e a consciência ambiental, os cursos têm o objetivo de formar profissionais para atuar em sistemas agroflorestais vinculados ao desenvolvimento da diversidade de produção com viés econômico, social e ambiental. Serão abordados os princípios fundamentais da agroecologia, aprofundando as dinâmicas do funcionamento dos sistemas agroflorestais com atividades a distância e presenciais proporcionando formação em sistemas agroflorestais diversos.

Para a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFC, Marilene Paim, o curso representa uma concepção forte de emancipação e empoderamento para as pessoas envolvidas. O diretor do IFC Concórdia, professor Rudinei Kock Exterckoter, relata que a instituição viu uma oportunidade ao criar os cursos, e que todos os envolvidos cresceram muito no processo. “E assim deve ser nos próximos meses: crescer ainda mais, sem nunca deixar de enfrentar as dificuldades que se apresentam”. Também estiveram presentes no evento a professora do IFC Campus Avançado Abelardo Luz, Camila Munarini, coordenadora do curso de qualificação, Domingos Luiz Costa Curta, presidente do Instituto de Educação Popular Dom José Gomes, o deputado federal Pedro Uczai e a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Concórdia, professora Liane Vizzotto.